domingo, 25 de maio de 2014

Quantos "G" é preciso para uma boa conexão?

      Conforme já falamos aqui no Comunica Rede, a internet móvel vem crescendo cada vez mais no nosso país e hoje as tecnologias mais usadas são a 3G e a 4G. Entenda um pouco mais sobre as duas e disponibilidade de ambas em sua região.

Conexão 3G
       As tecnologias de transmissão de dados vêm em uma crescente enorme nos últimos anos e a conexão 3G significa a 3ª geração de padrões e tecnologias da telefonia móvel. Lançada 1999, a conexão 3G tem uma melhora significativa na velocidade de transmissão de dados, possibilitando assim maior velocidade em download e upload, chamadas em vídeos com qualidade e, paralelo a outros acontecimentos, popularizou o uso da internet móvel.   
       Hoje esta tecnologia é a mais popular conexão móvel do Brasil, disponível por operadoras de telefonia móvel como Oi, Claro, Tim e Vivo, tem uma cobertura muito grande em todo território nacional, entretanto ainda não abrange 100% do país.

Conexão 4G
        A 4ª geração de tecnologia de conexão é a promessa para o futuro. Lançada em 2010, ainda está crescendo muito e tem como principal promessa a melhora na velocidade, passando dos 21mbps da 3G para 100mbps na 4G. Isso só é possível graças à transmissão de dados entre as torres e as centrais de comunicação ser feita através de cabo de fibra ótica, diferentemente da tecnologia anterior, que utilizava ondas de rádio, perdendo muita qualidade.
       Além do aumento na velocidade, permitindo a usuários downloads e navegação em ótima qualidade, a conexão 4G promete uma maior abrangência e talvez um menor custo, visto que está em discussão o uso da mesma freqüência das TVs UHF, o que melhoraria e facilitaria o uso desta tecnologia. Apesar da resistência das empresas de televisão, que temem ver o seu sinal prejudicado, há uma tendência de que a Anatel aprove esta utilização.


Confira nos links abaixo, de cada operadora, qual tecnologia está disponível em sua cidade:

TIM:

VIVO:

CLARO:

OI:





Igor Vianna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/>