segunda-feira, 12 de maio de 2014

Dispositivos de comunicação móvel

       A criação de dispositivos móveis revolucionou o mundo tecnológico, mudou a vida das pessoas e das empresas. Celulares, iPhones, iPods, iPads, notebooks, smartpads refletem diretamente a modernidade. Agora é possível acessar a internet a qualquer hora de maneira fácil e rápida por meio de aparelhos menores sem o uso de teclado ou mouse. Os ‘handheld’ - computadores de bolso, em inglês - proliferam-se cada vez mais resultando em uma crescente expansão das redes sem fio (Wireless).
       Uma rede sem fio consiste na transmissão feita sem a necessidade de conexão física. Isso se dá por meio da radiofrequência, ou seja, comunicação via ondas de rádio. O mesmo ocorre com walkie talkies, comunicação via satélite, bem como comunicação via infravermelho. Caracteriza-se também pela facilidade de instalação/configuração. Encontram-se tecnologias como Wi-fi, InfraRed, Bluetooth e Wimax.
      As operadoras oferecem serviços de banda larga móvel a custos cada vez mais acessíveis ao bolso dos consumidores. A tecnologia mais utilizada é 3G, que possui recursos que garantem velocidade, TV no celular, jogos tridimensionais, vídeos chamadas com transmissão de áudio e imagem simultânea, dentre outros.
    Além disso, existem os aplicativos, que desempenham um papel fundamental na comunicação móvel pois facilitam a vida dos utilizadores. Notícias, informações meteorológicas, jogos, serviços de mapas, GPS e outros dos mais variados tipos encontram-se disponíveis até gratuitamente.  


Dispositivos mais populares


       Os smartphones são telefones móveis com funcionalidades avançadas que podem ser estendidas através de programas executados por um sistema operacional equivalente ao de computadores. Possibilita que qualquer pessoa  crie aplicativos. As principais marcas de smartphones no mercado são: Apple, Samsung, Motorola, LG, Nokia e BlackBerry. Os sistemas operacionais líderes são o iOS, do iPhone; o Android, do Google; o Windows Phone, da Microsoft; e o Symbian, da Nokia.
       Os tablets são computadores portáteis em formato de prancheta utilizados para acesso à internet, organização pessoal, visualização de fotos, vídeos, leitura de livros, jornais revistas assim como entretenimento com jogos. Apresenta a tela touchscreen (tela sensível ao toque), o que significa que a ponta dos dedos ou de uma caneta acionam as suas funcionalidades. O iPad, da Apple, tornou-se o tablet mais conhecido.

      Na lista de preferência constam consoles portáteis - aparelho reduzido que executa jogos como vídeo game, PDA’s (Personal Digital Assistant), celulares  e computadores portáteis no geral.
    Quando meios portáteis são conectados à rede torna-se possível a liberdade de locomoção com acesso à internet para qualquer lugar do mundo. Os pontos que impulsionam a tecnologia móvel, que serve tanto para uso pessoal como profissional, são: mobilidade, multitarefas, comunicação e entretenimento. 
   Percebe-se que a aceitação e o crescimento exponencial desse novo segmento tecnológico, que assinala uma das grandes inovações históricas,  deve-se à necessidade do ser humano em, através da mobilidade, manter-se conectado com mundo, localizar lugares, manter-se informado sobre diversos assuntos, fazer compras com praticidade, comunicar-se com as pessoas, dentre muitas outras vantagens. 

Lunara Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/>